sábado, 19 de outubro de 2013

Teoria do Apego . Trabalho da professora Letícia

A teoria do Apego
            A teoria do apego tem o objetivo de descrever o vínculo afetivo que se desenvolve entre o bebê e o seu cuidador.
Como define o texto; "é antes, um padrão de interação emocional e comportamental que se desenvolve ao longo do tempo à medida que o bebê e o seu cuidador interagem".
            O cuidador define-se, normalmente a mãe. Porém pode ser envolvido pessoas que interagem mais tempo com esse bebê, sem vínculos biológicos. Por conto das repetidas interações com os mesmos  adultos o bebê se sente seguro e terá iniciativa de explorar o ambiente desconhecido e totalmente novo. A resposta deve ser positiva, o adulto deve ser receptivo e cuidadoso com o bebê para que o desenvolvimento e a exploração do ambiente continuaram ao longo do tempo.
Portanto podemos observar que a relação do cuidador com o bebê será de enorme importância pois os estímulos positivos para o desenvolvimento do bebê começará por esse cuidador, que será responsável de interagir, consola-lo e incentivar para que as explorações aconteçam.
Conforme citado no artigo essa relação fará com que os bebês durante o seu crescimento continue procurando suas mães no momento de aflitos e que se acalmarão com o contato com elas. Em contrapartida o vínculo pode ser negativo caso a interação não haja com o bebê, chamada de apego inseguro. O impacto será desastroso no desenvolvimento do bebê, portanto acredito que o cuidador é o primeiro a criar uma situação de conforto e segurança.
            De acordo com as pesquisas realizadas na Holanda; existem vários programas de educação parental e visitas domiciliares baseados nos estudos do apego, os resultados são encorajadores, porém à uma necessidade de que os pais sejam motivados e queiram aprender a importância dessas teorias e como devem ser colocadas na prática. podemos afirmar que a cultura familiar terá a maior interferência nos resultados pois sabemos que cada família tem um perfil diferenciado onde envolve a cultura, crenças,  condições sociais e as singularidades.

            Programas como esse deveriam ser aplicados no Brasil, famílias teriam um conhecimento sobre a exploração do bebê, e qual é a importância do cuidador introduzido na minha família? Pois sabemos que muitas brasileiras deixam seus filhos desde do 1 ano de vida com cuidadores, essa relação como citado no artigo poderá ser negativa ou positiva dependendo do conhecimento, dedicação e respeito que esse cuidador tem com o bebê. Essa é a nossa geração, portanto é fundamental manter o vínculo afetivo com as crianças para que o crescimento dos mesmos seja saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário